Como conseguir rejuvenescimento facial por meio do sorriso?

Tempo de leitura: 3 minutos

O rejuvenescimento facial consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo resolver questões como: dentes amarelados ou tortos, ausência de dente, retração ou excesso de gengiva, dentre outros problemas.

Quando começamos a perder o tônus da musculatura labial, os dentes tendem a ficar mais desgastados e amarelados e algumas rugas de expressão começam a aparecer, Com isso, o sorriso começa a “envelhecer”.

Portanto, o rejuvenescimento facial contribui para deixar seu sorriso bonito e compatível com seu rosto e personalidade. Dessa forma, ele ajuda na estética e felicidade dos pacientes.

Sabendo da relevância desse tema, preparamos um post com alguns tratamentos para conseguir rejuvenescimento facial através do sorriso. Confira!

Clareamento dental

O clareamento dental é utilizado para pessoas que possuem os dentes amarelados, principalmente por questões como alimentação com excesso de coloração, má escovação, aglomeração de placa bacteriana e tártaro, tabagismo, entre outros.

O clareamento pode ser feito em casa ou em consultório. No clareamento caseiro, é feita uma moldeira da boca do paciente e é aplicado um gel para clarear à base de peróxido de carbamida.

Já no consultório, o dentista usa o mesmo gel que no tratamento caseiro. A diferença é que ele é potencializado com a luz violeta, para alcançar um resultado mais eficaz. Dessa forma, o clareamento contribui para melhorar o perfil do sorriso, deixando-o mais bonito.

Ortodontia

Algumas pessoas deixam de sorrir por apresentarem dentes tortos. Esse fator, além de provocar problemas estéticos, ocasiona problemas de saúde, como desvios de mordida e mau posicionamento da língua.

Nesses casos, o uso do aparelho ortodôntico é essencial. Com o reposicionamento dos dentes, você conseguirá melhorar sua qualidade de vida e rejuvenescerá. Além disso, outro benefício é que ele evita problemas de saúde futuros, ocasionados pela má anatomia dental. Para isso, é fundamental procurar um profissional especializado para direcionar qual aparelho utilizar.

Implantes

A ausência de algum dente é um dos fatores que mais incomoda as pessoas. Porém, esse problema pode ser solucionado com o uso de implantes. Ele serve para substituir o dente perdido e, assim, trazer mais beleza e uniformidade para o sorriso. Além disso, ele também auxilia na recuperação da função mastigatória e de aspectos da fala e respiração.

Se a perda dos dentes ocorrer de maneira generalizada, existem próteses fixas que trazem mais conforto e beleza para o sorriso dos pacientes.

Plástica gengival

O excesso de gengiva é um desafio para diversas pessoas. Isso porque, nesses casos, ao sorrir, parte da gengiva fica a mostra, ocasionando problemas estéticos para o sorriso.

Para melhorar esse problema, pode ser feito um botox que paralisa a musculatura, levantando os lábios demasiadamente quando sorrimos. Existe também a plástica gengival, em que o dentista retira o excesso de gengiva, deixando os dentes mais visíveis e resultando em um sorriso mais harmônico e natural.

Lentes de contato ou faceta

Existem pessoas que não conseguem a eficácia no clareamento. Assim, para pacientes com manchas provocadas por antibióticos ou flúor, as lentes de contatos de porcelana ou as facetas são as mais adequadas.

Vale salientar que as lentes de contato cobrem o dente, dando a ele uma nova coloração e deixando o sorriso mais uniforme. Além disso, ela é fina e não desgasta o local onde será aplicada.

Como podemos ver, são diversos os tratamentos que podem ser realizados para tornar seu sorriso mais jovem e harmônico. Essas técnicas trazem inúmeros benefícios aos pacientes, melhoram a autoestima, reduzem problemas ortodônticos, tornam o sorriso mais harmônico e beneficiam a saúde do indivíduo.

Gostou dessas informações e busca rejuvenescimento facial através do sorriso? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *