ATM: entenda o que é e seus principais sintomas

Tempo de leitura: 4 minutos

Dores de cabeça, estalos ao abrir a boca, dificuldade de mastigar e zumbidos no ouvido. Todos esses sintomas podem estar relacionados a um problema na articulação temporomandibular, a ATM. Mas, você sabe o que é ATM e por que esse distúrbio merece atenção?

Cada vez mais comum, os problemas na ATM são multifatoriais e, se negligenciados, causam grandes transtornos na vida dos pacientes. Compartilha dos sintomas acima? Continue a leitura!

O que é ATM?

ATM é a sigla para articulação temporomandibular. Ela é a responsável por fazer a ligação entre o maxilar e o crânio. Essa é uma das articulações mais complexas do nosso corpo, pois permite a movimentação da mandíbula para frente e para trás e também para os lados (o que não acontece com outras articulações).

Quem controla a posição e o movimento da ATM são os músculos da mastigação. Porém, quando algum problema surge e impede que esse sistema funcione corretamente, estamos diante do que chamamos de DTM, ou seja, uma disfunção temporomandibular.

Quais as causas desse distúrbio?

Como dissemos na introdução, os problemas da ATM são multifatoriais, ou seja, existem várias causas envolvidas no processo. Algumas delas são:

  • tensão muscular;
  • bruxismo (o ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente);
  • má postura;
  • lesão no rosto ou na mandíbula;
  • predisposição genética;
  • maus hábitos, como roer unhas, tampinhas de caneta ou mascar chicletes em excesso;
  • problemas ligamentares;
  • má oclusão;
  • estresse e ansiedade;
  • doenças sistêmicas (artrite, câncer, fibromialgia etc.).

Identificar as causas por trás desse problema é muito importante, pois somente assim o tratamento surtirá efeito. Para isso, é indispensável buscar ajuda especializada.

Quais os principais sintomas?

A lista é longa, já que os problemas nessa região podem causar desconfortos até em outras áreas, como no pescoço e nos ombros. Veja os principais sintomas!

Dor de cabeça e no rosto

A dor é um sintoma característico da DTM e, em muitos casos, ela não tem um ponto específico. Alguns pacientes relatam incômodo na região próxima ao ouvido (onde está situada a ATM), enquanto outros apontam dores na parte frontal da testa ou nas têmporas.

Esse é um sintoma relacionado à musculatura que, quando algo não vai bem com a ATM, precisa “trabalhar dobrado” para manter a movimentação adequada. Algumas vezes, as dores são tão fortes que podem ser confundidas com a enxaqueca.

Dor nos ombros e no pescoço

Como dissemos, nem sempre a dor da ATM é na região da articulação. Afinal, a sensibilidade poderá irradiar para outras partes, em especial o pescoço e os ombros.

Isso acontece porque os músculos interagem entre si. Assim, quanto maior for a tensão muscular, maior também será o incômodo. Embora esse seja um sintoma menos usual, ele pode estar associado à DTM, principalmente quando vier acompanhado da dor de cabeça.

Dificuldade de mastigação

Ainda que a mordida não doa, o paciente com DTM costuma sentir chiados e estalos ao abrir a boca. Geralmente essa questão está associada a disfunções do disco ou da cartilagem da ATM.

Maxilar travado

Ao abrir a boca para comer ou bocejar, por exemplo, o paciente poderá apresentar o travamento do maxilar. A situação acontece porque a cabeça da mandíbula sai e não retorna à posição correta. Para reverter, é preciso de ajuda especializada em consultório ou no hospital.

Zumbido no ouvido

É um sintoma menos comum, mas que acontece devido a problemas de oclusão (mordida) que causam disfunções na ATM. Normalmente, o otorrino não encontra a causa e o paciente é direcionado ao dentista.

Existe tratamento?

É importante ressaltar que não existe cura para a DTM, mas muitos tratamentos ajudam a amenizar os sintomas, como:

  • uso de placa de mordida que impede o ranger involuntário dos dentes;
  • redução da tensão muscular com fisioterapia ou medicamentos;
  • uso de técnicas de relaxamento;
  • aplicação de toxina botulínica para relaxar a musculatura;
  • cirurgia na articulação.

Agora você já sabe o que é ATM, os principais sintomas e riscos da doença. Caso esteja com algum desses sintomas, somente um dentista pode dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar.

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.