9 cuidados com os dentes necessários na terceira idade

Tempo de leitura: 6 minutos

Durante toda a vida, é essencial manter os cuidados com os dentes a fim de garantir a saúde bucal e ter um sorriso bonito. No entanto, à medida que a idade avança, é preciso prestar ainda mais atenção nisso, afinal, pessoas que chegaram à terceira idade têm maiores chances de desenvolverem alguns problemas (como a gengivite, a periodontite e cáries de raiz).

Para ajudar a manter os dentes saudáveis e melhorar a qualidade de vida e autoestima das pessoas na melhor idade, preparamos este post com dicas essenciais de cuidados. Continue lendo e descubra como sorrir sem medo!

1. Escolher corretamente a escova de dente

Antigamente, acreditava-se que a escova de dente precisava ser dura e que a escovação deveria incluir força para eliminar os resíduos. No entanto, a odontologia veio mostrar que, na verdade, nossa boca precisa ser limpa com delicadeza.

Por isso, é fundamental escolher uma opção macia ou, preferencialmente, extramacia. Isso porque elas fazem a limpeza sem agredir as gengivas, que podem ficar mais vulneráveis com o tempo. Além disso, para quem tem dentes sensíveis e raízes expostas, as escovas de cerdas suaves realizam uma higiene mais confortável.

2. Usar um bom creme dental

A opção escolhida deve ser rica em flúor — substância fundamental na prevenção às cáries e no fortalecimento dos dentes. Em casos de pessoas que sofram com sensibilidade, o uso de cremes indicados para esse problema ajuda a minimizar o desconforto.

Mas é importante sempre consultar o dentista a fim de que ele possa avaliar alguma necessidade específica e ajudar na escolha do melhor creme dental para cada caso e paciente.

3. Fazer uma higiene bucal adequada diariamente

Todos os cuidados com os dentes são muito importantes, mas, na hora de realizar a higiene bucal, precisamos ter ainda mais atenção. Isso porque é a limpeza inadequada ou insuficiente que provoca a maioria dos problemas e doenças.

É essencial escová-los no mínimo três vezes ao dia, sendo o ideal depois de cada refeição. O uso diário do fio dental também é necessário.

Quando houver dúvidas sobre a forma correta da escovação, é muito válido procurar um dentista para que ele possa esclarecer como realizar os movimentos do jeito certo.

4. Beber bastante água

Na terceira idade é comum fazer uso de medicamentos, e muitos deles podem causar o problema da boca seca (xerostomia) — que também pode ser motivado pela negligência no consumo de água.

A redução na produção de saliva é o que faz a boca ficar seca, e essa secreção é muito importante na prevenção de problemas bucais. Ela mantém os dentes naturalmente higienizados, evita a cárie e o mau hálito.

Por isso, beba bastante água, mesmo em épocas mais frias. O ideal é tomar pequenas quantidades ao longo do dia para que ela seja absorvida de forma satisfatória pelo organismo.

5. Manter uma dieta nutritiva

Os dentes precisam de nutrientes para se conservarem fortes e os tecidos de sustentação também necessitam de vitaminas. Por esse motivo, mantenha uma dieta rica em alimentos nutritivos que possam garantir a saúde orgânica e bucal.

Tenha em seu cardápio ingredientes naturais, sempre frescos. Evite enlatados, embutidos, industrializados e pratos gordurosos.

6. Reduzir o consumo de açúcar

O açúcar é um grande vilão tanto para a saúde quanto para os dentes. Ele é o principal causador de cáries e, como na terceira idade elas podem afetar até a raiz, é muito importante evitá-lo.

Sempre que possível, prefira eliminar essa sustância de seus pratos. Quando for indispensável, busque alternativas como o mel ou adoçantes. Evite também os alimentos muito açucarados (como os refrigerantes e os doces). Mas, caso não possa — ou não consiga — escapar do seu consumo, escove os dentes para eliminar os resíduos da boca.

7. Tratar problemas de saúde

Os cuidados com os dentes nem sempre envolvem medidas diretas para a prevenção de doenças, mas também podem estar associados às preocupações gerais com a saúde. Isso porque alguns problemas bucais, comuns da terceira idade, podem estar relacionados a outros distúrbios.

Esse é o caso da diabetes, osteoporose, hipertensão, das doenças imunes, dos problemas cardíacos e do câncer. Por isso, é fundamental se manter atento ao bem-estar para que os dentes também sejam protegidos.

Os desequilíbrios orgânicos precisam estar devidamente controlados e ser tratados segundo a orientação médica para que isso reflita de forma positiva no sorriso.

8. Evitar o hábito de fumar

O cigarro não traz nenhum tipo de benefício para a saúde e os dentes também sofrem com esse costume. Diversas doenças são causadas por essa prática, como:

  • gengivite;
  • periodontite;
  • halitose;
  • GUNA (Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda);
  • boca seca;
  • candidíase (sapinho);
  • manchas e amarelamento;
  • câncer de boca.

Por isso, evite fazer uso do cigarro, porque ele poderá abalar toda a saúde bucal, além da orgânica.

9. Consultar o dentista com frequência

Um dos cuidados com os dentes que nunca devem ser negligenciados são as idas ao dentista, que devem acontecer pelo menos duas vezes ao ano. Essas consultas são fundamentais para acompanhar o bem-estar e prevenir doenças.

Além disso, as visitas regulares são importantes a fim de diagnosticar possíveis problemas logo no começo. Dessa maneira, o tratamento é mais simples e as chances de recuperação são maiores.

O dentista também será capaz de avaliar a necessidade de outras intervenções que possam oferecer mais conforto ao paciente (como a colocação de implantes ou adoção de próteses para quem possui dentes faltosos). Essas opções interferem de forma positiva na qualidade de vida e na autoestima do idoso.

O profissional poderá instruir sobre alguns afazeres diários que talvez sejam necessários e esclarecer dúvidas de como manter a saúde bucal. Além de medidas que possam melhorar o aspecto do sorriso e opções de tratamento para problemas estéticos.

Adotando esses cuidados com os dentes, será possível aproveitar melhor essa fase da vida para rir muito, sem sentir vergonha e tendo a certeza de que eles estão protegidos contra problemas bucais.

Gostou das dicas para manter um sorriso bonito na terceira idade? Então compartilhe este post em suas redes sociais a fim de que seus amigos também possam ter dentes mais saudáveis!

Sobre Vital Implantes

O lugar certo para cuidar do seu sorriso!

Especializada em Implantes Dentários, a Vital se notabilizou por viabilizar a execução deste procedimento, até mesmo para aquelas pessoas que jamais imaginaram serem capazes de realizá-lo.

Como adquire sempre uma grande quantidade de Implantes, a Vital tem uma condição especial junto às melhores fabricas e essa mesma condição é transferida ao paciente durante a negociação do seu plano de tratamento. Dá até pra dizer que só não faz o tratamento, quem não quer.

Além de só trabalharmos com as melhores marcas de Implantes, nosso corpo clínico é formado apenas por mestres e especialistas. Dessa forma, conseguimos duas coisas muito boas: reduzimos o tempo de execução e aumentamos a qualidade do tratamento.

Claro que não fazemos apenas Implantes dentários. Temos especialistas nas áreas de periodontia, endodontia, demais cirurgias, ortodontia, prótese e dentística. Dá para fazer todos os procedimentos no mesmo lugar.

Visite uma das nossas unidades e comprove. Além de sabermos muito de odontologia, somos especializados em recebê-lo bem e viabilizar a realização do seu tratamento.

> Para agendar uma avaliação ligue:
- Brasília (61) 3032-5666
- Goiânia (62) 3996-6666

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *