7 benefícios da sedação consciente em procedimentos odontológicos

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que é possível permanecer sedado durante os tratamentos odontológicos, mas sem adormecer? Esse resultado é alcançado com a sedação consciente, uma técnica que altera o estado de consciência sem interferir nos sentidos, possibilitando a interação com o dentista.

Para isso o paciente é exposto a um gás inofensivo e com aroma agradável, sendo muito utilizado o óxido nitroso, que promove relaxamento e bem-estar. Ele reduz o estresse, a ansiedade e o medo, tornando os tratamentos mais confortáveis e seguros.

Esse tipo de sedação é recomendado para gestantes, claustrofóbicos, pessoas ansiosas, para quem tem medo de dentista, quem precisa fazer tratamentos longos, apresenta limitações intelectuais. Continue lendo e veja quais são benefícios que essa sedação oferece para pacientes e profissionais!

1. Conforto e comodidade durante o tratamento

Como a sedação consciente ajuda o paciente a relaxar, ele fica livre de tensões mentais ou físicas e se sente muito mais confortável e acomodado durante o tratamento. Afinal, a posição adotada para os procedimentos odontológicos pode causar cansaço, mas, estando o corpo menos tenso, o paciente se sente melhor e colabora com o dentista.

2. Alívio do medo, estresse e ansiedade

O gás da sedação consciente promove bem-estar para quem é exposto a ele. Por isso, a pessoa consegue equilibrar o seu estado emocional, sentindo alívio do medo, do estresse e da ansiedade que estava sentindo. Sendo assim, esse método é muito interessante para pessoas que se sentem inseguras no consultório odontológico, evitando traumas.

3. Redução da dor

Como o corpo está relaxado e bem acomodado, as dores musculares não se manifestam, mas não é só isso. A sedação consciente também ajuda a aliviar os desconfortos que os procedimentos podem causar e ainda favorece a aplicação da anestesia local quando ela é necessária, já que organismo não reage negativamente ao uso da agulha.

4. Mais segurança no procedimento

Uma pessoa ansiosa, agitada e nervosa na cadeira do dentista se caracteriza como um risco para ela mesma e o profissional. Como a sedação consciente ajuda o corpo e a mente a relaxarem, também há mais segurança durante o procedimento, facilitando o trabalho do dentista em função da cooperação do paciente, o que reduz as chances de erros.

5. Pós-operatório mais tranquilo

Situações estressantes estimulam a liberação de substâncias na corrente sanguínea que alteram a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Isso dificulta a recuperação do paciente e a cicatrização dos tecidos trabalhados, mas quando utiliza-se a sedação consciente essas complicações não acontecem e o pós-operatório é mais tranquilo.

6. Melhores resultados

A tranquilidade e cooperação do paciente são fundamentais para que o especialista ofereça um atendimento com mais qualidade. Por isso, esse tipo de sedação permite alcançar melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, já que o profissional consegue ter mais precisão naquilo que está fazendo.

7. Tratamento menos traumático

Um dos grandes motivos para que os pacientes desistam dos tratamentos odontológicos são os traumas que eles sofrem durante os procedimentos. Como a sedação consciente torna os processos mais confortáveis, eles se tornam menos traumáticos, favorecendo a adesão do paciente e a aceitação das recomendações e tratamentos.

A sedação consciente é uma técnica segura e muito benéfica para o paciente e o profissional. Você pode desfrutar das vantagens que ela oferece e realizar os seus tratamentos odontológicos com mais conforto e comodidade. Mas, para isso, procure uma clínica especializada que ofereça esse método, garantindo um atendimento com mais qualidade.

Conheça outras técnicas e tratamentos para cuidar cada vez melhor do seu sorriso. Acesse nosso site e confira os procedimentos que temos à sua disposição!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *