7 benefícios da ortodontia estética em sua vida

Tempo de leitura: 6 minutos

É raro uma pessoa ter naturalmente todos os dentes perfeitamente alinhados. Isso porque é comum que eles nasçam tortos e apinhados, e necessitando de uma correção com tratamentos da ortodontia estética.

Essa é uma especialidade odontológica que visa corrigir as imperfeições do sorriso, alinhando as arcadas dentárias e corrigindo a mordedura para que haja simetria em sua estrutura. Isso é realizado com o auxílio de aparelhos ortodônticos e, em certos casos, outros tratamentos associados.

Assim, é possível harmonizar o sorriso, melhorando o seu aspecto e valorizando a aparência da pessoa. Mas a ortodontia estética não se trata de vaidade, porque os benefícios oferecidos por ela vão além da beleza.

A saúde bucal fica comprometida quando os dentes estão desalinhados, e isso também provoca reflexos na saúde orgânica, além da autoestima. Para explicar melhor, listamos a seguir alguns benefícios da ortodontia estética para a qualidade de vida. Veja quais são eles:

1. Aumento da autoestima

Pessoas com dentes tortos e apinhados nem sempre aceitam com tranquilidade essa característica. Ela pode incomodar bastante, em especial se o problema estético for expressivo e interferir em sua imagem ou fala, por exemplo.

Por isso, as correções promovidas pela ortodontia estética têm forte impacto positivo na autoestima do paciente. Afinal, é possível corrigir a posição dos dentes, independentemente se eles estão apenas um pouco ou muito desalinhados e assimétricos.

Com isso, a autoestima se eleva porque o paciente passa a gostar mais da imagem que vê no espelho. Ele se sente satisfeito com sua aparência, não sente mais vergonha de sorrir ou falar, gerando autoconfiança.

2. Valorização do sorriso

Quando os dentes estão desalinhados nem sempre é possível observar sua beleza natural. Ainda que sejam fortes, saudáveis e brancos, quando estão em posições inadequadas, um pouco do seu encanto se perde, porque a assimetria sobressai sobre as características positivas.

Mas quando alinhamos os dentes e cada um ocupa o seu devido lugar, eles se complementam e se harmonizam. Aqui também é possível corrigir assimetrias do tamanho com tratamentos associados à ortodontia, como a colocação de facetas ou lentes de contato. Tudo isso possibilita valorizar os dentes, a boca e todo o conjunto.

3. Melhora do visual

A simetria e harmonia são características que favorecem a beleza, por isso, quando estão em falta, temos impactos negativos para o visual. Em se tratando dos dentes, estamos falando sobre o cartão de visitas de todos nós, que é o sorriso.

Ele tem destaque grande em nossa aparência, ganha evidência nas fotografias e nas interações interpessoais, então, precisa estar bonito para valorizar o visual. E com a ortodontia estética se alcança o resultado esperado de dentes perfeitos, que valorizam a imagem.

4. Maior facilidade para fazer a higiene bucal

Naturalmente, os dentes têm cantos que são difíceis de higienizar, mas, quando eles estão tortos, isso é ainda mais expressivo. Os dentes desalinhados são complicados de escovar, porque ficam em posições desfavoráveis para encaixar as cerdas da escova.

Com isso, há mais chances de acúmulo de restos de alimentos e a consequente formação de placa bacteriana, de tártaro, manifestação de mau hálito e ainda de inflamações nas gengivas.

Corrigindo a posição dos dentes, se torna mais fácil de escová-los bem como de passar o fio dental — etapa que fica dificultada com os dentes tortos.

5. Prevenção de doenças bucais

Como você viu no item anterior, quando a escovação dos dentes é inadequada, eles ficam mais suscetíveis a apresentarem problemas bucais. Por isso, um dos mais importantes benefícios da ortodontia estética é a prevenção das doenças da boca.

Quando a placa bacteriana se forma em função do acúmulo de resíduos de alimentos, as bactérias liberam ácidos que corroem o esmalte dentário. É dessa maneira que se forma a cárie — e ainda pode acontecer de as bactérias se instalarem nas gengivas e provocarem a gengivite.

Problemas mais graves também se manifestam, como a pulpite, a periodontite ou a cárie radicular. A posição inadequada dos dentes também pode levar ao desgaste do esmalte, o que provoca a sensibilidade dentinária.

6. Mastigação mais eficiente

As arcadas dentárias superior e inferior atuam de forma harmônica e complementar durante a mastigação. Cada grupo de dentes apresenta a sua função e todos são essenciais para que o alimento seja triturado adequadamente.

Quando os dentes estão tortos isso não acontece e ainda pode haver a sobrecarga sobre alguns deles, que acabam cumprindo a função daqueles que estão mais desalinhados. Como consequência, além de a comida ser enviada para o estômago em pedaços maiores, há o esforço extra da musculatura e das articulações.

A ortodontia corrige esses problemas realinhando tanto os dentes como os ossos, possibilitando que haja o perfeito encaixe dos maxilares. Dessa maneira, cada dente volta a cumprir o seu devido papel e não há o degaste da articulação temporomandibular.

7. Melhoria da saúde orgânica

A ortodontia estética favorece a saúde orgânica porque os dentes alinhados trituram o alimento adequadamente, sendo assim, a comida segue na textura ideal para que o estômago faça a digestão. Isso previne distúrbios gástricos, uma vez que a digestão acontece no tempo ideal.

Além disso, como dito, os dentes alinhados não forçam a musculatura facial nem as articulações, e isso previne eventos de dores de cabeça. Também são evitados os distúrbios da articulação temporomandibular que, com o tempo, se desgasta em função do esforço inadequado.

E não podemos esquecer que, como a higiene bucal se torna mais eficaz, ainda evitamos que as bactérias que se proliferam na boca migrem para o organismo, o que poderia causar problemas graves de coração e pulmonares.

Por todas essas razões é que a ortodontia estética é uma especialidade muito importante da odontologia. Afinal, apesar de seu nome, ela oferece benefícios que se estendem também para a saúde bucal e orgânica. Por isso, se você tem dentes desalinhados, procure um especialista e desfrute das vantagens que esse tratamento tem a lhe oferecer.

Essa é apenas uma opção de tratamento para seus dentes e sorriso. Conheça outras assinando a nossa newsletter para receber dicas em primeira mão.

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *