6 produtos voltados para a sua higiene oral

Tempo de leitura: 6 minutos

Escovar os dentes logo após as refeições e antes de dormir é uma regra que todo mundo conhece. Mas quais produtos de higiene oral devem ser utilizados para uma limpeza mais eficiente? Nas farmácias e supermercados são tantas opções nas prateleiras que realmente fica difícil escolher.

Neste artigo, vamos listar 6 itens que não podem faltar na limpeza bucal. Saiba qual é a função de cada um deles e como escolher o melhor para você. Acompanhe!

1. Escova de dente

Muita gente não dá importância, mas a escova de dente deve ser escolhida com critério para que a higienização bucal seja eficiente.

O ideal é utilizar uma escova de cerdas macias para que a limpeza não machuque a gengiva ou desgaste o esmalte dentário.

Esqueça a ideia de que o item com cerdas mais duras limpa melhor. Isso porque a eficácia na higienização vem dos movimentos circulares e suaves que devem ser feitos em todas as faces dos dentes, e não da força empregada.

Além disso, prefira modelos com cabos lisos. Escovas com cabos emborrachados ficam mais tempo com umidade, o que causa o acúmulo de bactérias.

Tipos de escova

Elétrica

Existem modelos elétricos que funcionam à pilha ou à bateria. O movimento automático dessas escovas podem garantir melhor resultado na higienização, caso você não tenha muita paciência e disciplina na hora de escovar os dentes.

Infantil

A fim de incentivar as crianças a fazer a limpeza oral correta vale comprar escovas coloridas e de personagens. A dica é somente verificar se o item tem cerdas macias, cabeça pequena e, especialmente, se é indicado para a faixa etária.

Interdental

A escova interdental ou interproximal ajuda bastante na retirada da sujeira entre os dentes, pois apresenta um formato menor, com cerdas cônicas ou cilíndricas. Ela é muito eficiente para quem usa aparelho ortodôntico fixo.

Guarde corretamente

Após a escovação, não seque a escova com uma toalha para evitar o contato com bactérias: disponha ela na posição vertical em um copo plástico ou objeto próprio para isso (porta-escovas) e guarde dentro de um armário que não seja abafado.

Nunca deixe sua escova exposta na pia perto do vaso sanitário: ao acionar a descarga, são disparadas no ar diferentes bactérias que podem entrar em contato com as cerdas.

Certifique-se, ainda, de que a sua escova não encoste em outras escovas. A dica é colocar uma tampa protetora ventilada, que não compromete a secagem das cerdas.

Troca constante

É importante realizar a troca da escova de dente a cada dois ou três meses. Depois desse período, as cerdas ficam desgastadas e a limpeza da sua boca não será completa.

Procure sempre ter uma escova de dente de reserva no armário do banheiro. Assim, ao notar que a atual está velha, você já faz a troca imediatamente.

2. Creme dental

Para remover as bactérias que causam placa, tártaro e a cárie, é necessário utilizar um creme dental com flúor.

Na hora da escovação, basta uma pequena quantidade do produto (equivalente a um grão de ervilha) para a correta limpeza dos dentes.

Ao colocar muito produto, há a formação exagerada de espuma, o que leva a pessoa a cuspir logo e não realizar a higienização oral completa.

Tipos de creme dental

Para dentes sensíveis

Quem tem sensibilidade nos dentes pode utilizar pastas próprias, que ajudam a amenizar o desconforto.

Com ação branqueadora

Quem quer ter um sorriso mais branco pode utilizar a pasta de dente clareadora. É claro que o produto não tem o efeito de um clareamento feito no consultório, mas consegue eliminar as manchas na camada mais externa do dente.

Para crianças

Converse com o odontopediatra sobre o uso de creme dental com ou sem flúor. Crianças menores não sabem cuspir e acabam engolindo o produto e, caso contenha flúor, pode causar fluorose.

3. Fio dental

Um item essencial para uma limpeza bucal de qualidade é, sem dúvida, o fio dental. Só ele consegue tirar o resto de alimentos que fica retido entre os dentes, evitando assim a gengivite, a placa e as cáries. Por isso, é muito importante utilizá-lo antes da escovação.

Escolha um tipo que mais se adéque à sua arcada dentária. Existem fios plásticos (teflon ou nylon), que é a melhor opção para quem tem pouco espaço entre os dentes.

Já o fio encerado é ideal para as pessoas com dentes mais separados. Existem, ainda, as fitas dentais, com maior espessura e resistência.

Passa fio

Para quem utiliza aparelho ortodôntico, um acessório chamado passa fio pode facilitar o uso do fio dental entre as partes metálicas.

4. Enxaguante bucal

Se você conseguiu realizar todas as etapas da limpeza oral, não há a necessidade do enxaguante bucal. Muitas pessoas têm o hábito de usar para ter a sensação de refrescância.

Não existe problema em utilizar, a dica é evitar composições com álcool para não causar ardência e ressecamento na boca.

Utilize a medida indicada na embalagem e faça bochecho de um minuto. Evite engolir o produto.

O que não pode é, na pressa, utilizar o enxaguante bucal para substituir a escovação com creme dental e o uso do fio.

5. Raspador de língua

Além dos dentes e da gengiva, a língua também retém restos de alimentos, favorecendo o acúmulo de bactérias. Forma-se a chamada saburra lingual. Por isso, é preciso fazer sua higienização.

Dessa forma, é muito importante completar a limpeza com o raspador de língua, um item plástico eficiente na remoção da sujeira.

Muita gente acaba utilizando a própria escova de dente para limpar a língua, porém, ela não é indicada para esse fim e ainda pode causar ânsia.

6. Irrigador oral

Um produto ainda pouco conhecido é o irrigador oral. Trata-se de um aparelho que dispara jatos de água para eliminar os restos de alimentos aderidos ao dente, principalmente junto à gengiva.

Alguns prometem ser mais eficientes que o fio dental, mas há controvérsias quanto ao bom resultado desse aparelho no espaço entre os dentes.

Pode ser uma alternativa para quem tem dificuldades com a higienização, como pessoas que fazem tratamento ortodôntico.

Leve para todo lugar

A rotina corrida impede muitas pessoas de fazer as refeições em casa, por isso, é importante carregar sempre um kit de higiene oral com itens básicos. Assim, não tem desculpa para ficar sem escovar os dentes depois do almoço.

Monte uma necessaire, leve-a sempre na sua mochila ou deixe na gaveta do trabalho.

Como você pôde acompanhar, são várias as opções de produtos de higiene oral. Porém, a diferença não está somente nas cores da escova ou no sabor do creme dental. Escolha os produtos com bastante critério e peça a orientação do seu dentista. Assim, você garante uma escovação eficiente e, consequentemente, dentes mais saudáveis.

O nosso post foi útil para você? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e divida as dicas com os seus amigos!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *