6 benefícios dos aparelhos para crianças

Tempo de leitura: 6 minutos

A infância é uma fase de muitas mudanças, e entre elas algumas estão relacionadas à saúde bucal. É nesse período que passamos pela troca da dentição de leite pela permanente e também quando começamos nossos primeiros tratamentos bucais, a fim de evitar o desenvolvimento de problemas mais sérios.

Um desses tratamentos é o aparelho para criança, um recurso indispensável e capaz de trazer inúmeras vantagens em curto e longo prazo. Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais os tratamentos mais habituais nesse período?

A partir de 1 ano de idade, a criança já deverá começar a visitar o odontopediatra. É esse profissional que acompanhará o desenvolvimento ósseo e dentário do seu filho. Aos 3 anos, já é possível notar algumas alterações importantes, como os desvios ósseos da maxila e da mandíbula.

Porém, é somente a partir dos 6 anos que o primeiro aparelho está indicado já que é preciso aguardar a maturidade do desenvolvimento para compreender se há ou não necessidade desse tipo de intervenção.

Enquanto ainda conta com os dentes de leite, a criança poderá usar um aparelho móvel para reduzir possíveis desvios ósseos, que podem trazer problemas futuros, e guiar o desenvolvimento correto (resolvendo questões como a mordida cruzada, por exemplo).

O aparelho móvel ainda é indicado para:

  • melhorar a postura da língua (que pode empurrar os dentes e causar desvios);
  • corrigir ou preservar o espaço para o nascimento do dente permanente;
  • reduzir as chances de dentes impactados;
  • corrigir maus hábitos de deglutição e sucção.

Em alguns casos, a criança poderá usar o aparelho fixo quando realizar a troca da dentição para ter um posicionamento adequado da oclusão. E, em algumas situações, recomenda-se o uso de aparelhos de manutenção ou de contenção após a finalização do tratamento.

Quais as vantagens do aparelho para criança?

Buscar tratamento ainda na infância é a melhor maneira de resolver vários tipos de problemas bucais, evitando atitudes mais drásticas posteriormente ou ainda dores e complicações por longos anos. Veja as vantagens de investir no uso do aparelho para criança.

1. Evita tratamentos complexos quando mais velho

A intervenção ainda na infância é uma ótima maneira de prevenir que pequenos problemas acabem se tornando grandes e difíceis de serem tratados. No caso dos maxilares “tortos”, por exemplo, quando há essa intervenção logo cedo, é possível prevenir uma cirurgia ortognática, evitando uma interferência mais brusca e complicada.

Outro benefício é que, ao resolver problemas ósseos ainda na infância, o uso do aparelho fixo poderá ser por um tempo reduzido e o tratamento como um todo ser mais simples.

2. Melhora a autoestima

Dentes tortos acabam afetando a autoestima das pessoas, e isso não é diferente com as crianças. Quem sofre com má oclusão ou outros problemas bucais pode acabar tendo vergonha de sorrir e de se expressar.

Resolver essas questões rapidamente impede que a criança cresça com esse estigma e ajuda a fortalecer a autoestima desde cedo. Não raro vemos meninos e meninas que desde pequenos apresentam um comportamento mais retraído, tímido e até antissocial — e muitos desses problemas podem ser causados por vergonha dos dentes tortos.

Em alguns casos, a situação vai além da estética e pode afetar até mesmo a respiração e a fala, causando ainda mais vergonha e baixa autoestima.

3. Facilita a mastigação

Para que os alimentos sejam triturados corretamente e a digestão aconteça de maneira normal, é indispensável que os dentes cumpram o seu papel. Contudo, quem sofre com o mau posicionamento da arcada acaba tendo problemas na hora de realizar a mastigação.

Como consequência, os alimentos seguirão para o estômago sem terem sido devidamente mastigados, levando a desconfortos, como a indigestão e até questões mais graves como a gastrite.

Outro problema que pode aparecer nas crianças que não mastigam direito é o déficit nutricional. Afinal, a digestão tem início na nossa boca e pode ficar difícil para que o nosso corpo consiga absorver corretamente os nutrientes de tudo o que estamos consumindo.

4. Impede que surjam problemas na ATM

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 30% da população mundial sofre com disfunções na articulação temporomandibular (ATM). A doença causa uma série de sintomas que dificultam o dia a dia do paciente, como estalidos, dores de cabeça e na face e dificuldades para abrir e fechar a boca e também para mastigar.

Um problema grave que poderia ser evitado com o uso do aparelho ainda na infância. Afinal, em algumas situações, a questão surge devido a um mau desenvolvimento ósseo, como um crescimento assimétrico da face.

5. Evita dificuldades na fala e na respiração

Além da mastigação, os dentes e a língua têm um papel fundamental na nossa dicção. Quem tem a arcada torta ou um mau posicionamento da língua pode sofrer com dificuldades na hora de pronunciar determinadas palavras.

Em casos ainda mais graves, os dentes tortos e os ossos assimétricos na face podem causar problemas respiratórios já que a criança poderá respirar pela boca. Como consequência, podem existir questões sérias tais como infecções frequentes no trato respiratório uma vez que o ar não passa pelos “filtros naturais” do nariz.

6. Melhora os cuidados com a saúde bucal

Quando uma criança usa aparelho, inevitavelmente, ela precisará de um cuidado maior com a higienização da sua boca. Assim, desde cedo, ela passa a criar bons hábitos, como o de escovar os dentes após todas as refeições, usar o fio dental e se consultar periodicamente com o dentista.

Além disso, a correção do posicionamento dos dentes facilita a escovação após a retirada do aparelho, impedindo que problemas como cáries ou até periodontite venham a ocorrer no futuro.

Para que todos esses benefícios sejam sentidos, é muito importante buscar ajuda especializada logo cedo. Um bom odontopediatra será capaz de identificar precocemente possíveis questões que mereçam um cuidado especial, indicando o momento certo de se fazer o uso do aparelho infantil.

Como você viu, o aparelho para criança traz muitas vantagens e ajuda o seu filho a evitar que inúmeros problemas bucais apareçam com o passar dos anos, aumentando a autoestima e a qualidade de vida dele.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba atualizações do nosso blog diretamente no seu e-mail!

Sobre Dr. Francisco

Dr. Francisco de Oliveira Castro
Dentista avaliador na clínica Vital Implantes.
CRO-DF 9447
Graduado em 1997 pela FELA-INCA/UEMG;
Pós-graduando em Implantodontia na EAP-ABO de Campo Belo - MG.