5 dicas para emagrecer com saúde

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A procura por técnicas, métodos e dicas para emagrecer é muito grande. Afinal, as pessoas desejam combater o excesso de peso para valorizar ainda mais a sua própria imagem. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o processo de emagrecimento para que ele não cause abalos na saúde.

Com o intuito de obter resultados rápidos há quem procure dietas duvidosas e arriscadas, que trazem mais prejuízos do que benefícios. Porém, existem formas saudáveis de emagrecer para perder os quilinhos indesejados e ainda manter o equilíbrio orgânico.

Neste artigo listamos algumas delas para que você emagreça sem fragilizar o seu corpo. Assim, terá uma bela silhueta e manterá o aspecto bonito e saudável dos cabelos, da pele e também dos dentes, é claro! Acompanhe!

1. Alimente-se mais vezes ao dia

Ficar sem comer não é uma boa estratégia para quem deseja perder peso. Quando fazemos isso o nosso metabolismo desacelera e para de queimar gorduras de forma natural. A tendência é que aconteça a perda de massa magra, ou seja, de músculos, e que o corpo retenha a calorias.

Portanto, o ideal é alimentar-se mais vezes em pequenas porções e com alimentos saudáveis, como frutas, iogurtes, integrais e outros. Evite ficar muito tempo sem comer para não ter uma fome exagerada nas refeições principais. Também não saia de casa em jejum. Prepare um café da manhã leve e saudável garantindo nutrientes para seu o corpo.

2. Faça a reeducação alimentar

A reeducação alimentar não é exatamente uma dieta, mas uma modificação no cardápio para que ele seja enriquecido com alimentos saudáveis e haja uma redução na quantidade daqueles que não fazem bem. Não é preciso cortar nenhum grupo alimentar, apenas distribuir melhor as porções ao longo do dia.

Na reeducação alimentar aumentamos a ingestão de frutas, verduras, legumes, fibras, integrais, proteínas magras e tudo aquilo que faz bem. Ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de gorduras, frituras, sódio, doces, embutidos, fast-food, alimentos industrializados e tudo que possa fazer mal.

3. Varie seu cardápio

Algumas dietas restringem bastante os grupos alimentares do cardápio. No entanto, nosso organismo precisa de nutrientes que são encontrados em alimentos diferentes. Sendo assim, é fundamental variar aquilo que comemos.

Procure ir além da salada de alface, da maçã e da banana. Esses alimentos também devem ser ingeridos, contudo, para que suas refeições sejam mais saborosas e agradáveis experimente outros sabores e prepare receitas novas. Assim será mais prazeroso perder peso.

4. Beba bastante água

A água é nossa aliada quando se trata de perder peso e é por isso que ela também está entre as dicas para emagrecer. Além de hidratar o nosso corpo, esse líquido ajuda a limpar o organismo, eliminando toxinas e combatendo os inchaços corporais.

A ingestão adequada de água ativa o metabolismo e favorece a queima de calorias de forma natural. Sendo assim, esteja sempre com a sua garrafinha em mãos e procure ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente.

5. Pratique atividades físicas

Entre as dicas para emagrecer você sempre encontrará a recomendação de praticar atividades físicas. Isso porque o processo de emagrecimento acontece quando o nosso corpo queima mais calorias do que ingere e, para estimular essa reação, é necessário que ele gaste energia.

Durante a prática de atividades físicas o organismo recorre às reservas naturais de gordura e as transforma na energia que precisa para realizar os esforços. Então, se você deseja emagrecer de forma saudável não fique parado.

Além disso, praticar atividades físicas também ajuda a regular funções orgânicas, faz bem para o coração, estimula a respiração, alivia o estresse, promove sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono, equilibra a produção hormonal, entre muitos outros benefícios.

Essas dicas para emagrecer, além de ajudarem você a perder os quilinhos extras, vão garantir a saúde do seu organismo. Assim você estará se protegendo contra as complicações do sobrepeso, prevenindo doenças e problemas. Não se esqueça: sempre procure métodos saudáveis para queimar calorias e alcançar excelentes resultados.

Você tem outras dicas além dessas do artigo? Então deixe seu comentário e conte para a gente o que você faz para perder os quilos extras de forma saudável.

Sobre Dra Caroline

Dra Caroline Wolff Marra
Coordenadora Clínica da Vital Implantes e Tratamentos dentários
CRO: 10849-DF
Graduada em 2014 pela Universidade Católica de Brasília

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